O reencaminhamento de encomendas é uma indústria relativamente nova que permite às empresas utilizar uma empresa como intermediário entre os clientes internacionais e um site de comércio eletrónico. Estas empresas de reencaminhamento de encomendas aceleram o envio, navegam pela burocracia relacionada com a alfândega e simplificam o processo de envio global – poupando dinheiro às empresas e fazendo chegar aos clientes os seus produtos mais rapidamente.
Até que ponto é que esta abordagem funciona bem? Vejamos cinco empresas que estão a prosperar, em parte graças ao reencaminhamento de encomendas.
A Internet permitiu que as pessoas comprassem produtos em casa, em vez de os escolherem num showroom. É assim que
Esta caixa está prestes a visitar uma terra longínqua.
A Eilatan tem três lojas físicas na Califórnia, mas o retalhista de calçado decidiu expandir-se para clientes em todo o território dos EUA com o seu sítio Web de comércio eletrónico. Agora, a Eilatan está a dar o passo seguinte, estabelecendo uma parceria com uma empresa de expedição de encomendas para oferecer os seus sapatos e acessórios de marca a clientes de todo o mundo. Se um cliente desejar uma remessa internacional, cria uma conta na empresa de transporte de encomendas, que providencia a entrega das mercadorias na sua residência. A melhor parte é que, assim que o cliente cria uma conta, as suas compras são automaticamente encaminhadas para a empresa de expedição de encomendas, pelo que não é necessário introduzir novamente as informações de envio.
A Sorinex estava a ir bem como fornecedor de equipamento de exercício para indivíduos, ginásios, militares, equipas desportivas profissionais e faculdades. Mas o gerente geral Jeff Georgen queria expandir o negócio internacionalmente, então ele procurou um serviço de entrega de pacotes para obter ajuda. Uma vez que a conta foi estabelecida, a Sorinex começou a receber pedidos de lugares como Holanda, Inglaterra, Austrália, Japão, Suécia e Suíça. Georgen diz que está muito satisfeito com a forma como as encomendas internacionais são processadas, bem como com o serviço prestado pela empresa de expedição de encomendas.
A Organize-It é um fornecedor de produtos de arrumação e organização, como caixas, prateleiras e estantes, e também vende outros acessórios, como artigos de bar, candeeiros de secretária e copos de vinho. A empresa implementou duas iniciativas no outono de 2012: baixou as taxas de envio nacionais em 10% e estabeleceu uma parceria com uma empresa de expedição de encomendas para enviar produtos para quase todos os países – normalmente a preços reduzidos. O diretor-geral da Organize-It, Chris Nylen, afirmou: “Sabemos que as taxas de envio são uma consideração importante para os nossos clientes, por isso fizemos um esforço concertado para reduzir os nossos custos nesta área, para que possamos passar as poupanças para os nossos clientes.”
Por último, pessoas de todo o mundo podem agora comprar material médico e de reabilitação através da Internet. Rehabmart.com anunciou que contratou os serviços de uma empresa de expedição de encomendas para servir os clientes onde quer que estejam no mundo. Hulet Smith, CEO e fundador da Rehabmart, afirma: “Esta é uma excelente forma de dar a conhecer a mais consumidores estrangeiros a nossa útil linha de produtos médicos e de reabilitação que, de outra forma, poderiam não conseguir obter, e ajuda-os também a poupar muito dinheiro nos habituais custos de envio internacional.” Além disso, a empresa de expedição de encomendas ajuda a consolidar os produtos numa única embalagem, de modo a reduzir o número de encomendas que têm de ser enviadas (e pagas).
Preferes pagar um monte de pacotes pequenos… ou apenas um grande?
Se a tua empresa pretende “tornar-se global”, então tens de saber como o reencaminhamento de encomendas pode ajudar-te a expandir a tua base de clientes, poupando-te dinheiro. Para mais detalhes, vê como