Se gostas de fazer jardinagem em casa, porque não aproveitar esta oportunidade única para melhorar a beleza estética do teu jardim exterior? Muitas pessoas procuram a jardinagem como um passatempo interessante que lhes permite experimentar as suas ideias criativas para cultivar algumas plantas valiosas, flores ou mesmo legumes frescos. Para este efeito, é importante ter as ferramentas e o equipamento de jardinagem adequados para dominar algumas das técnicas básicas de jardinagem. Um dos factores mais importantes para obteres sucesso nos teus esforços de jardinagem é manteres o jardim regularmente e protegê-lo de pragas e insectos nocivos.
Tanto a poda como o beliscão são técnicas comuns que podem ser dominadas com pouca prática e que podem ajudar a manter as plantas. Algumas das ferramentas mais básicas que podes investir na jardinagem incluem aparadores, tesouras, serra de poda, pá, pás ou serras, incluindo cortadores de relva. A maioria destas ferramentas de jardinagem está agora disponível nas principais lojas online, como a
Dicas para começares a fazer jardinagem em casa
-Decide o tipo de jardinagem
Existem diferentes opções, quando se trata de cultivar uma horta em casa, que vão desde a jardinagem de vegetais ou frutas, à jardinagem de flores, entre outras. Por isso, primeiro tens de decidir o que queres cultivar no teu jardim, examinando o espaço disponível. Também precisas de descobrir se as condições exteriores, como a temperatura e a luz solar, estão disponíveis em abundância, o que pode ser necessário para cultivar certos tipos de plantas. Algumas plantas podem ser facilmente cultivadas num pequeno pedaço de terra, especialmente os legumes, enquanto outras ocupam um espaço maior. Em geral, cultivar uma horta pode ser a melhor maneira de aprenderes os conhecimentos básicos de jardinagem.
-Utiliza a melhor qualidade de solo
É importante ter a consistência correta do solo para promover um crescimento saudável das plantas no jardim. O solo utilizado para plantar o jardim não deve ser nem muito pegajoso nem muito arenoso, pois não ajudará a reter bem a humidade, o que pode afetar o crescimento das tuas plantas. Ao mesmo tempo, a utilização do melhor tipo de fertilizante é igualmente importante para fornecer a quantidade certa de nutrientes às plantas. É sempre melhor usar uma mistura de composto orgânico que é muito mais seguro e fornece a quantidade certa de nutrientes para as plantas.
-Coloca a quantidade certa de água
Por vezes, o excesso de rega pode prejudicar o crescimento das plantas e destruí-las definitivamente. Por isso, é importante usar a quantidade desejada de água que é necessária para o crescimento das plantas. Dependendo do tipo de solo, a água deve ser colocada em conformidade, pois a capacidade de absorção de cada solo é diferente. Ao mesmo tempo, há algumas plantas que não precisam de ser regadas regularmente e podem reter a água em diferentes partes. Um solo pegajoso pode não necessitar de muita rega em comparação com um solo arenoso que pode necessitar de rega frequente.
Também é importante proteger as tuas plantas de ervas daninhas nocivas que podem ter de ser removidas regularmente. Se seguires alguns conselhos essenciais, poderás cultivar um jardim bonito e agradável e dar mais elegância à decoração da tua casa ao ar livre.